1) Como é feito o diagnóstico pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC) ?

Basicamente pelo Histórico Pessoal e Familiar do paciente, incluindo Árvore Genealógica, Aspectos Psicossociais, Hábitos Alimentares e de Vida, Eventos traumáticos no decorrer da vida, Emoções preponderantes, e Exame Físico geral, com atenção especial para Pulso e Língua.

2) É necessário procurar um Médico Acupunturista para receber o tratamento ?

A Acupuntura é uma Arte Médica muito antiga, e há muitas abordagens possíveis para aprendê-la e praticá-la. A Acupuntura Médica foi reconhecida como especialidade neste país há 21 anos, e o seu Títuloé conferido aos Médicos que passaram por um treinamento teórico-prático intensivo na matéria, capacitando-os a melhor analisar, entender, diagnosticar e tratar as mais variadas Desarmonias englobadas pela MTC, além dos seus conhecimentos básicos de Anatomia, Fisiologia, Semiologia, Patologia e Clínica Médica.

3) Quais as indicações principais ?

Ver no módulo "Indicações"

4) Há alguma restrição para o tratamento ?

Não, nem de idade, condição de saúde, ou mesmo de gestação. Neste caso, em especial, tem de se evitar alguns pontos que podem induzir o parto.

5) Algum efeito colateral ?

Não há efeitos colaterais, visto que o tratamento visa harmonizar e equilibrar o organismo, estimulando a liberação de substâncias que trazem sensação de alívio e bem-estar ao indivíduo.

6) Alguma complicação ?

São raras, e decorrentes do agulhamento. Eventualmente uma pequena equimose ou hematoma, pela punção acidental em vaso sanguineode menor calibre.  Como o procedimento deve ser feito por Médico Especialista, com amplo conhecimento da Anatomia dos Pontos no que diz respeito a estruturas nervosas e vasculares vizinhas, o risco de acidentes pela inserção da agulha é desprezível.

7) Posso contrair alguma doença com as agulhas ?

De forma alguma, visto que as agulhas utilizadas são esterilizadas, acondicionadas individualmente, ou em pacotes de 10 (dez) agulhas, usadas uma única vez, e descartadas em recipiente apropriado.

8) E risco de Infecção ?

Praticamente inexistente, pois antes da colocação das agulhas é realizada a antissepsia com Álcool 70%, e o calibre delas é muito pequeno (menor até do que uma agulha de insulina, as quais são utilizadas diariamente em pacientes diabéticos, sem antissepsia).

9) Quanto tempo dura cada sessão ?

O tempo que as agulhas devem permanecer inseridas é de cerca de 20 minutos. A primeira consulta é de pelo menos 1 hora, para uma avaliação completa, como foi mencionado na questão do Diagnóstico da Desarmonia.

10) Quantas sessões são indicadas ?

Depende da avaliação de cada caso, de acordo com sua gravidade. Doenças Agudas tem resolução mais rápida, geralmente completando o tratamento em até 01 mês, ao passo que Doenças Crônicas, mais complexas, podem requerer até 2 sessões semanais, durante alguns meses.

11) O tratamento é doloroso ?

Não, as agulhas são de finíssimo calibre. Sente-se na hora da inserção uma pequena pressão ou dor leve dependendo do local (alguns locais são naturalmente mais sensíveis), podendo-se também ter a sensação de aquecimento, com vermelhidão local, ou até sensação de peso.

12)Qual a melhor abordagem ? Agulhas ? Moxa ? Ventosa ? Auriculoterapia ?

Cada caso deve ser analisado individualmente. Podem-se utilizar os tratamentos de forma combinada, ou isoladamente, de acordo com a indicação da terapia, ou também alternando-os no decorrer das sessões.

13) Pode ser realizada em conjunto com outros tratamentos ? Tenho de interromper os outros ?

A Acupuntura pode ser realizada, sem problema algum, em conjunto com outras terapias devido ao seu caráter Harmonizador, o que só faz somar em termos de eficácia pelos seus mecanismos já conhecidos, além de minimizar os efeitos colaterais. Não há necessidade de se interromper outras terapias em curso para iniciar a Acupuntura.

14) Preciso estar ou me sentir adoecido pra receber a Acupuntura?

Não, ela pode ser indicada de forma preventiva, de forma que o efeito do tratamento preceda, e venha a prevenir o processo de adoecimento. Resultado : Menos doenças, Mais saúde, e consequente Melhor qualidade de vida.